domingo, 24 de janeiro de 2016

Acontece ao nosso lado, "ENEM" percebemos...

Que experiência eu vivi nos últimos dias 24 e 25 de Outubro, prestei exames no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), eu e mais de 5,7 milhões de pessoas.

Os meses que antecederam essas provas movimentaram o País, os cursos, as palestras, os vídeos na internet com dicas e técnicas para isso ou aquilo, foram explorados ao máximo e a massa de estudantes empenhada em "saber".

Eu, me embrenhei nesse mundo, com o simples e sincero objetivo de vivenciar essa situação, sou um tanto avesso a essa indústria do saber, onde Universidades, Faculdades, Cursinhos e Vestibulares surgem como oásis em meio ao "deserto da ignorância".

O que presenciei nestes dias foi impressionante, pessoas de todas as idades, num misto de nervosismo, euforia e esperança.
Esquema de "guerra", com vários voluntários fazendo a abordagem dos candidatos, seguranças a postos para qualquer ocasião.

Celular desligado, óculos escuros, chaves, bonés e qualquer outro acessório "potencialmente suspeito" foram lacrados em um saco escuro que ficava com o candidato mas que só poderia ser aberto fora do prédio no final das provas.
Na sala de provas, aqueles mais "experientes" no assunto, levaram água, lanche e várias canetas feitas em material transparente e de tinta preta, esse ponto me chamou muito a atenção, será que existe a possibilidade de 3 canetas não funcionarem num mesmo dia? Enfim.

Outra situação curiosa é a chefe de sala passar em revista os lanches de um por um dos candidatos, poderia ter uma "cola" escondida dentro de um chocolate?
Quem levou água mineral precisou jogar fora o rótulo antes de entrar na sala.
Detectores de metal que nos "acariciavam" ao sair e retornar pra sala para uso do banheiro ou beber água por exemplo.No banheiro somos acompanhados e "observados" por algum dos fiscais de corredor. 
Um clima que me deixou um tanto angustiado, será a coisa é assim tão séria?*

Realizei as provas no primeiro dia e saí de lá muito confiante, achei um tanto fácil as provas (para os meus objetivos).
No segundo dia as mesmas ações de segurança e as últimas provas, mais uma vez saí confiante.

Eis que em Janeiro recebi as notas e não fui mal não, gostei do meu nível apesar da enorme lacuna dos estudos em minha vida. As minhas notas me deram direito a pleitear uma vaga numa Universidade (não era minha meta), incentivado por amigos, resolvi arriscar em curso definido de última hora, o Turismo, algo que tem muita afinidade com meu hobby que é viajar de moto.

E não é que passei? Putz!!!! E agora???? kkkkkkkkkkk
Bah, vou ter que cursar Turismo Bi Nacional, não posso perder essa chance da vida.

Agora vamos ver o que acontece, certeza que terei anos de desafios e de muitas descobertas pela frente.
Já prevejo a oportunidade de unir útil e agradável. Vejo um "Universo de Possibilidades" e o que mais me emociona é nessa visão estarem inseridos diretamente os meus amigos e minha família.
Seja como Deus quiser que seja!

Incrível como as coisas acontecem em nossas vidas, o rumo que tomamos são reflexos das nossas decisões, passei por períodos muito difíceis, mas optei por ficar sereno e otimista.

Recebi do amigo Geovane esses dias a seguinte citação;
"Escolhas...Voluntárias, outras nem tanto assim, mas sempre decisões. São elas que definem nosso caminho de vida."
Vem bem a calhar nessa fase da minha vida como ele mesmo mencionou. É verdade, poderia eu ter optado por qualquer outro caminho, poderia ter escolhido simplesmente me entregar, poderia ter me desesperado, mas eu escolhi ficar forte e manter a Fé.

A vida vai nos dando sinais e "conselhos", muitas vezes as respostas para tudo estão bem perto "enem" percebemos.

*Sobre o ENEM, a coisa é séria sim, são milhões de estudantes apostando sua vida numa prova, na esperança de entrar para uma Universidade.

"Daqueles quase 6 milhões que fizeram o ENEM, 2.712.937 candidatos se inscreveram para o SISU na atual edição (eu fui um destes). 
Nesta primeira edição do ano, o Sisu selecionou candidatos para 228 mil vagas em 6.323 cursos de 131 instituições públicas". 
Fonte; http://g1.globo.com/educacao/noticia/2016/01/sisu-2016-matriculas-de-aprovados-comecam-nesta-sexta-feira.html


Matrícula feita!!!!
Agora posso escrever no meu Currículo - Cursando Ensino Superior!!! kkkkkkk

Agradeço imensamente o apoio que recebo sempre, as boas energias emanadas de todos que me são próximos e queridos, dar nomes é impossível pois irei esquecer de mencionar alguém, mas preciso fazer a observação do grande amigo Zenden (o Marcos), certo dia ele me disse - Leão, toma posse do que é teu!


Obrigado Senhor!





Nenhum comentário:

Postar um comentário